Notícias
Transparência da Gen-AI é chave para conquistar confiança

Por fim, o estudo aponta que as transformações digitais das empresas devem continuar firmes em 2024: 78% dos CEOs do País planejam manter ou acelerar o ritmo de mudança transformacional de sua organização neste ano, sendo que 68% vão correr mais riscos do que a concorrência para manter sua vantagem competitiva no mercado. “Estamos em um momento do mercado brasileiro em que as empresas estão adotando a IA em busca de potencializar a eficiência e a produtividade dos negócios – não estamos mais em uma fase de experimentação. Precisamos entender como a tecnologia pode auxiliar as empresas na criação de novos modelos e oportunidades de negócios e, assim, atingir novos patamares de ROI. No entanto, as organizações também enfrentam barreiras significativas para a adoção da IA, como desafios de integração e escalabilidade, governança da IA, complexidade dos dados e limitação de habilidades ”, explica Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil.
“À medida que as empresas incorporam a IA generativa na estratégia de negócio, é fundamental que executivos construam uma mentalidade cultural que promova a adoção e conduza as pessoas pelas mudanças da forma correta. E esse tem sido nosso papel junto aos clientes e no mercado”, complementa Flores.
Outras descobertas importantes do estudo no Brasil incluem:
>>> 37% dos CEOs entrevistados no Brasil planejam contratar pessoal adicional por causa da IA generativa.
>>> Os entrevistados no País dizem que 35% de sua força de trabalho exigirá requalificação nos próximos três anos.
>>> 68% dizem que o sucesso de sua organização está diretamente ligado à sinergia entre as funções de finanças e tecnologia.
>>> Para 70% dos executivos, estabelecer e manter a confiança na tecnologia terá um impacto maior no sucesso de sua organização do que qualquer produto ou serviço específico ofertado.
>>> 72% dizem ter a rede certa de parceiros para executar sua estratégia de negócios.
Créditos: CISO Advisor